quinta-feira, 16 de agosto de 2018


AULAS DE ARTES - EDUCAÇÃO INFANTIL
Narrativas do Brincar
                          

Pensar atividades artísticas a partir da cultura do brincar, o ser criança e se expressar através da brincadeira, essa premissa do aprender brincando se dá na prática e das atividades.
Possibilitar o brincar ao desenvolver um desenho, ao pensar uma pintura, ao escolher quais materiais e quais cores utilizar para o seu trabalho, isso para a criança está atrelado ao brincar, esse foi o grande desafio, fazer das aulas de artes no espaço do ateliê uma brincadeira onde se expressa, se cria e se socializa.

Durante as aulas de artes a turma participou de atividades pensadas para estimular o desenvolvimento motor, o traço, as novas texturas, a apreciação de imagens, a exploração, a escolha, e o manuseio de materiais.

Foi muito divertido e dinâmico apreciar as obras, dos artistas e Ivan Cruz e Candido Portinari, e seus quadros que trazem temas do brincar com crianças e suas brincadeiras. Também fizemos um resgate das brincadeiras mais brincadas por eles, e realizamos alguns jogos cantados.






CONSTRUINDO NARRATIVAS: EXPRESSÕES SENSORIAIS, CORPORAIS E ESTÉTICAS

“Que minha obra seja como um poema musicado

por um pintor”, Juan Miró.


Pensar as aulas de artes para as turmas do Infantil 3 requer um cuidado especial,  as atividades são pensadas e desenvolvidas para que sejam contempladas de forma harmônica e lúdica.


Estimular o desenvolvimento motor, o traço, a linha, a exploração e o manuseio de materiais, assim como o trabalho com as cores, o desenho, os procedimentos de escuta, uso dos materiais e a criatividade, são estabelecidas a partir de experiências relevantes, utilizando a arte como ferramenta.

Nesse semestre, muitas foram as vivências e experiências lúdicas além de conhecerem um pouco sobre o artista catalão Juan Miró, que inspira muito a imaginação.


Foi muito divertido e dinâmico apreciar suas obras, também assistimos vídeos animados sobre as obras do artista.






Como parte da proposta as crianças também investigaram nas aulas materiais e texturas diferentes, brincando e aprendendo com linhas, pontos criando novos e diferentes trabalhos.




ARTE E INTEGRAÇÃO: EXPRESSIVIDADE SENSORIAL, CORPO E HABILIDADES

As aulas de artes para as turmas do Infantil 2, para crianças entre 2 anos e 8 meses a 3 anos e meio, são pensadas e desenvolvidas para que sejam contempladas de forma harmônica e lúdica. 

Aspectos da aprendizagem como:  o desenvolvimento motor, a exploração e manuseio de materiais, a identificação de cores, os procedimentos de escuta e a criatividade, são estabelecidas a partir de experiências relevantes, utilizando a arte como ferramenta.

Nesse semestre muitas vivências e experiências lúdicas foram o mote de nossos encontros, assim como conhecer um pouco sobre a artista plástica brasileira Beatriz Milhases, que tem como característica a pesquisa de novas técnicas e matérias e destaca-se por suas cores, formas, flores e mandalas.

Foi muito divertido e dinâmico apreciar suas obras, reconhecer suas cores, as flores, muito rico esse compartilhamento no ateliê, as crianças adoram falar e expressar seus conhecimentos.

Como parte da pesquisa sensorial as crianças também investigaram nas aulas materiais e texturas diferentes, partindo do bidimensional para experimentações tridimensionais. Reconhecer, brincar e criar com o tridimensional possibilita novas poéticas e intensifica o senso estético, tão importante para o desenvolvimento criativo.

Manusear a argila, experimentar a textura na mão, tentar dar forma, trabalhar a massa, todas as sensações e hipóteses que são levantadas e compartilhadas no grupo. 

Pintura e colagem com materiais naturais 

Pintura em novos suportes

Apreço e detalhe na confecção do seu trabalho. Pintura e finalização da argila. 




 

Poéticas do Linear - Educação Infantil 

Experimentações Estéticas

Usando diversidade de materiais as Experimentações Estéticas desenvolvidas com as turmas do Infantil I (1 ano e 8 meses à 2 anos e 3 meses)  tem o propósito de estimular diversas sensações e aprendizados.
Estar em grupo possibilita a escuta e a socialização, ouvir a proposta, apresentar os materiais, encaminhar a atividade tudo isso cria novas elaborações de saberes para a criança.

A cada aula uma proposta diferente com estímulos e diversidade de materiais, cada proposta é preparada com carinho e disposta de forma organizada. É importante que a criança acesse e escolha os materiais,  a orientação e a disposição desses, são muito importantes para o desenvolvimento estético da criança e para o resultado da atividade.

Pintura coletiva com areia colorida em papel Kraft laminado com cola branca para fixar o material.
Virou um lindo tapete colorido e texturizado!

Desehar em diferentes suportes e experimentando novos ângulos, apoiando-se na mesa, com o papel fixado na parede, novas propostas, novas experiências, novos desafios, muitas conquistas. Estar em grupo, compartilhar os materiais, apreciar suas produções, são momentos sutis e muito significativos.
 

Carvão, Papel texturizado com gesso e cola branca
Crianças experimentam novas expressões 
Produções com materiais naturais, Pincéis e Tintas Caseiras
Experimentações estéticas e corporais. Luz, Sombra, Musica, Movimento e Sensções


sexta-feira, 19 de setembro de 2014


A partir de hoje, retomo as atividades do blog, adormecido...



São fragmentos de trabalhos meus realizados na área de educação e artes com alunos do ensino fundamental I do colégio Pathernon e de projetos que desenvolvo. 










Trabalhos relizados para Mostra de Artes 2014

Trabalhos realizados com alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Mostra de Artes

Temas: Arte Indígena,  Arte Popular e Tecelagem,  Mosaico,  Cubismo, Pintura Batik